S_SENNApq.jpg 

 

  S do SENNA

 

 

 

 

A pista do Autódromo de Interlagos,  “José Carlos Pace”, possui 4.309 metros de extensão  e hoje é a única da América Latina a fazer parte do circuito internacional de Fórmula 1.

É um dos poucos circuitos de automobilismo, fora dos Estados Unidos, a ter sentido anti-horário, o que dificulta a prova a muitos pilotos experientes.

Em 1990, ocasião em que o autódromo completava 50 anos de existência, a pista foi completamente redesenhada e ganhou a formatação atual, em detrimento aos 7.823 metros do circuito anterior. Passou a contar com trechos, como a “Curva do S”, “Bico do Pato”, “Mergulho”, “Curva do Sol”, entre outros que se tornaram populares mundialmente, graças à Fórmula 1.  

 

Na pista de Interlagos, além do Grande Prêmio de Fórmula 1, acontecem as mais importantes provas nacionais de importantes categorias como Stock Car, Fórmula Truck, Fórmula 3 , Fórmula Ford, além das provas de motovelocidade. No dia-a-dia da pista, além de treinos, escolas especializadas ministram aulas de pilotagem e direção defensiva. Para abrigar as equipes das mais diversas categorias, o circuito conta com 23 boxes de 216m2 cada, arquibancadas fixas com capacidade para 18 mil pessoas e toda a infra-estrutura necessária para abrigar provas de diversas categorias automobilísticas.     

 

 

Administrado pela São Paulo Turismo S/A, Órgão Oficial de Turismo da Cidade, desde abril de 2005, o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, é um dos maiores espaços público da cidade, composto por mais de um milhão de metros quadrados. Dentro do Autódromo, além da pista de corrida, que recebe grandes competições automotivas, e o kartódromo Ayrton Senna, de onde saíram alguns dos maiores pilotos brasileiros, há o Parque Interlagos, uma importante área aberta à população, com programação e atividades gratuitas oferecidas da Prefeitura de São Paulo.

 

Uma das grandes preocupações da atual administração do Autódromo é aproximá-lo ainda mais da comunidade local, conforme orientação da Prefeitura de São Paulo, que projeta para a cidade programas que criem alternativas de entretenimento e lazer gratuito, por meio da integração da população com seus espaços públicos.

 

Hoje, o Autódromo já oferece aulas gratuitas de uma grande variedade de modalidades esportivas, para adultos e crianças a partir de oito anos de idade. Além disso, conta com um grupo de terceira idade dos mais animados e organizados da cidade. Outro atrativo importante é a Escola de Mecânica Automotiva, que desde a sua fundação já formou e ajudou na colocação de mais de 1,9 mil profissionais na área. Por fim, a pista de Interlagos tem sido utilizada por ciclistas para seus treinos, de segunda à quarta-feira, das 4h às 7h30.